Apresentação

Em sua 10ª edição e no ano em que se comemoram os 15 anos do curso de Ciências Sociais da UENF, a Semana Acadêmica de Ciências Sociais inspira-se em Darcy Ribeiro, idealizador da UENF e que hoje empresta seu nome à universidade, para discutir “Ensino, pesquisa e práxis: o ofício do Cientista Social”.
 A preocupação de Darcy Ribeiro (1922-1997) com as diversas facetas do cientista social, e do intelectual de forma geral, transparece na sua trajetória pessoal: antropólogo, político, escritor e educador, Darcy não só pensou o Brasil e o povo brasileiro como também propôs e ajudou a implementar soluções factíveis para diversas questões sociais. Seu legado, tanto acadêmico quanto de “fazimentos”, é uma inspiração para todos aqueles que anseiam construir uma sociedade mais justa.
  O tema "Ensino, pesquisa e práxis: o ofício do cientista social' é fruto de uma série de debates e discussões protagonizadas pelos alunos de Ciências Sociais da Uenf. A constante sensação de algo “fora do lugar” e o sentimento de frustração em relação às possibilidades de atuação profissional, a impressão de que as pesquisas poderiam ir mais além, diversificando as linhas teóricas e abordagens metodológicas e, por fim, o desejo de que o cientista social tenha uma atuação mais significativa na sociedade brasileira foram as principais motivações que nos levaram a propor uma ampla discussão sobre o ofício do cientista social.
  O debate que estamos propondo levanta questões como: qual o lugar da teoria e da prática nas ciências sociais? A atuação do cientista social está restrita apenas ao campo acadêmico, não possuindo, assim, uma dimensão profissional? Ciência e política são duas vocações que não devem ser relacionadas? Qual o lugar do ensino de sociologia na formação e educação da população brasileira? Qual o papel do conhecimento cientifico na construção de uma nação? É com esses questionamentos que a 10ª SACS busca lançar um olhar sobre a interação entre ciência e sociedade que concilie teoria social com um projeto de país.


A Comissão Organizadora.